Stefan Effenberg, alemão de 43 anos, deixou para trás uma bela carreira, em especial ao serviço de Bayern de Munique. Mas, era um bad boy, um Balotelli dos anos 80 e 90. Sem o se péssimo feitio teria sido ainda melhor.
Effenberg, nascido em Hamburgo, começou a brilhar nos anos 80 no mítico Borussia Mönchengladbach onde encontrou Bierhoff. Em 1991/1992 jogou no Bayern de Munique, onde fez uma fantástica época com 65 jogos e 19 golos. No verão seguinte, mudou-se para a Fiorentina onde jogou dois anos ao lado de Batistuta (56 jogos, 12 golos).
Regressou ao Borussia onde jogou mais quatro épocas ajudando o clube regressar à primeira divisão. Foi na segunda passagem pelo Bayern entre 1998 e 2002, que Effenberg, médio refinado, ainda que conhecido como Alemão Gordo, venceu 7 títulos e só não foram 8 porque perdeu, nos últimos segundos, a final da Champions ante do United em Camp Nou. Ao seu lado tinha craques como Élber, School, Jeremies, Lizarazu, Sagnol ou Kahn. Ainda jogou um ano no Wolfsburgo e um no Catar, antes de se retirar aos 36 anos.
Na seleção alemã, o seu mau feitio fez-se sentir, sendo afastado do plantel no Mundial 94 após ter jogado as três primeiras partidas. Fez 35 jogos e marcou 5 golos.
@ F.
@ F.
Sem comentários:
Enviar um comentário