terça-feira, 17 de julho de 2012

Effenberg

Stefan Effenberg, alemão de 43 anos, deixou para trás uma bela carreira, em especial ao serviço de Bayern de Munique. Mas, era um bad boy, um Balotelli dos anos 80 e 90. Sem o se péssimo feitio teria sido ainda melhor.
Effenberg, nascido em Hamburgo, começou a brilhar nos anos 80 no mítico Borussia Mönchengladbach onde encontrou Bierhoff. Em 1991/1992 jogou no Bayern de Munique, onde fez uma fantástica época com 65 jogos e 19 golos. No verão seguinte, mudou-se para a Fiorentina onde jogou dois anos ao lado de Batistuta (56 jogos, 12 golos).
Regressou ao Borussia onde jogou mais quatro épocas ajudando o clube regressar à primeira divisão. Foi na segunda passagem pelo Bayern entre 1998 e 2002, que Effenberg, médio refinado, ainda que conhecido como Alemão Gordo, venceu 7 títulos e só não foram 8 porque perdeu, nos últimos segundos, a final da Champions ante do United em Camp Nou. Ao seu lado tinha craques como Élber, School, Jeremies, Lizarazu, Sagnol ou Kahn. Ainda jogou um ano no Wolfsburgo e um no Catar, antes de se retirar aos 36 anos.
Na seleção alemã, o seu mau feitio fez-se sentir, sendo afastado do plantel no Mundial 94 após ter jogado as três primeiras partidas. Fez 35 jogos e marcou 5 golos.

@ F.

Sem comentários:

Enviar um comentário